domingo, 4 de fevereiro de 2018

Análise FC Porto 3-1 SC Braga - Liderança Com Todo o Mérito


Jogo intenso e superiormente disputado, onde ambas as equipas queriam ganhar, com emoção, nervo e muita garra. A melhor resposta ao desaire de Moreira de Cónegos veio numa exibição com muita fome de vencer onde, na minha opinião, se fez o que defendo: se partir para cima numa atitude à Porto! Ao fim do primeiro tempo já poderíamos ter conhecido uma goleada. Mas o acerto parece estar a voltar a espaços. Claro que tivemos o nosso momento soneca, com as luzinhas que embalaram a equipa, mas aí superiorizou-se um ainda mais gigante  que nos garantiu a liderança, que viria a ser isolada. E com inteiro mérito. Jogamos contra uma boa equipa, que desta vez resolveu jogar como sabe. E vencemos. E seguimos. Vamos a notas.


Alex Telles - Uma máquina. Incansável. Fantástico a defender e a atacar. Acutilante e com amor à camisola. Saboreemos as suas exibições. Para o ano não está cá.

Sérgio Oliveira - Para quem tinha pouco tempo, ou quase nulo, de utilização, não se poderia pedir muito mais: se aqui e ali lhe falharam as rotinas e alguma ligação com um também bom Herrera, marcou com confiança um golo de cabeça, nunca deixou de fazer bons remates e de recuperar e pressionar. Bem sei que as expectativas contam, e não seriam assim muito elevadas, mas foi uma boa surpresa. 

Intensidade na entrada - Se era verdade - e era, de facto - que as nossas primeiras partes andavam a ser bastante subpar, o assunto foi endereçado neste jogo. Vontade, paixão, entrega, tanto ofensiva como defensivamente, e até quando sofremos o golo, não houve qualquer hesitação: foi tratar de reverter a situação. E assim se fez, em pouquíssimo tempo. Poucos jogos me deixaram tão feliz nesse aspecto. E deve fazer parte do manual de "Como recuperar de um lance adverso". Muito orgulho nesta equipa!

Sá - A sombra de Iker Casillas é enorme. Eu também sou culpado de achar, por vezes, que estaríamos melhor ao contrário. Mas não irei mais esquecer que, quando a equipa já tinha relaxado, Sá continuava atento. A última defesa deste foi de primeira categoria. E foi também seguro e determinado a organizar os colegas. Que continue assim!

Felipe - Quem diria que, para assumir a responsabilidade, Felipe precisava de não ter Marcano por perto? Fenomenal pelo ar, imperial nos cortes e recuperações, o melhor Felipe tem assumido a responsabilidade na defesa. Que assim continue na quarta!


Inadaptação Inicial - Não posso dizer que Paulinho jogou mal. Quer dizer, jogou. Mas não foi por desleixe ou falta de entrega. Foi por não perceber a posição. Não estar habituado. Só pode melhorar, mas não há porque ter medo: para mim, é tudo uma questão de tempo.

Desconcentração final - Depois das luzinhas, da emoção (sim, é irracional, sim, apela-nos ao coração e não tem nenhum facto que o suporte) de voltar a ver o Gonçalo com as nossas cores, houve uns 10 minutos finais onde poderia ter ocorrido algo de muito complicado. Felizmente Sá não foi na onda. Ficou o aviso.

Duas notas extra-jogo:

Absolutamente ridículas as afirmações dos meninos do Governo Sombra que, de uma hora para a outra, tem exclusivos de que mais ninguém fala! O senhor doente de seu nome Ricardo Araújo Pereira diz que Vieira tem "duas fontes independentes" que garantem que Vieira "não prometeu lugares na Universidade do benfas" e que a única coisa que pediu foi "para dar um jeitinho". Já o ainda mais doente senhor Carlos Vaz Marques diz que tem uma "fonte" que garante que João Correia, afinal, não é advogado de Vieira. Que lindo! Como é que isto não é capa de jornal ou foi aproveitado pela Bolha? Porque será?

O Karma é lixado! Depois de tanta conversa de "invasões de campo" e de "tentativas de ganhar 3 pontos na secretaria", eis que tudo "o vento" levou: a primeira derrota no campeonato vem pelas mãos... do Estoril. Ain't that a bitch! Calam-se os arautos da moral, de inversa proporção à sua altura, e tudo volta ao normal. Porque a verdade o afã de ataque àquela vergonha que se passou na Amoreira connosco, era só uma questão da vertigem da liderança. Um absurdo, que espero que tenha terminado com esta lição irónica. Porque eu estou feliz que nada tenha acontecido na bancada Norte. E isso é muito mais importante que um campeonato!

Uma coisa é certa, como bem aponta aqui o meu caríssimo Bala Dragão: se o VAR fizesse a análise de uma forma correcta como fez hoje no jogo do Estoril-Sporting (muito bem Luís Ferreira), o FC Porto estaria com uma confortável almofada na caminhada para o título. Está na hora de ter acesso à análise JUSTA e SEM BENEFÍCIOS OU PREJUÍZOS. É tudo o que precisamos!

6 comentários:

  1. Boas.
    O jogo Estoril-Sporting foi o jogo em que o VAR melhor foi utilizado, fiquei com essa impressão. O que mostra, quando querem, sabem usar as ferramentas que têm a disposição. Mas também pensei outra coisa: não terá sido a mão invisível do benfas a actuar, para fazer cair um dos clubes que concorre para o primeiro lugar? Humm...Vai ser um milagre se o Porto conseguir vencer no Estoril, não vamos ter este tipo de arbitragem, de certeza absoluta!

    Em relação ao Porto-Braga, temos de ter cuidado com estes sobe e desce de euforia. De nada serve este resultado, se no próximo jogo que é fora e contra o chaves, voltarmos a entregar as primeiras partes!!

    O Porto teve uma semana para preparar o jogo do Moreirense e entrega a primeira parte! Teve 4 dias contra o Braga e faz um jogo intenso, quase durante todos os 90 minutos, enfim. Parece que alguns jogadores precisam de ter constantemente uma seringa a ameaçar o rabo para correrem.

    Sergio Oliveira, que grande jogo, se jogasse sempre assim, seria um sério concorrente ao Danilo! O problema é que o homem é inconstante, nunca se sabe, é tipo euromilhões, espero estar enganado para o nosso bem!

    Abraço.






    ResponderEliminar
  2. E aquelas saídas de bola a partir de trás? Acho que nunca estivemos tão assertivos nesse aspecto como ontem ou então nunca cheguei a reparar propriamente nesse aspecto.

    Curiosamente, das três substituições que foram feitas, a única que poderia ter acrescentado alguma coisa, era se aquele passe do Gonçalo Paciência não fosse desperdiçado pelo Marega, as outras duas saíram completamente ao lado mas é mais que compreensível como diz e bem.

    Pois é, "Deus escreve direito por linhas tortas", Nuno Saraiva tanto gozou e tanto ignorou o perigo iminente que a única racha que ele agora encontra é na diferença pontual.

    Curioso ver que a claque da Juve Leo se encontrava na bancada central e a bancada norte(?) estava ocupada mas com limitação de lugares.
    Quem tem cú tem medo, e aqueles adeptos que estavam nessa mesma bancada de pé junto à barreira durante o jogo todo, certamente tiveram...e muito!

    Incrível o cúmulo a que se chega, para não nos darem razão...

    ResponderEliminar
  3. Brilhante vitoria do FCPorto.
    Se o FCPorto tivesse um VAR assim tinha ganho ao Aves e ao e-mails, mas está mais que visto que o VAR só funciona para colocar o e-mails em 1 lugar.

    ResponderEliminar
  4. ganhamos, temos mais jogadores com qualidade, talvez osorio jogue no meio campo e isso dar nos a uma agressividade e potencia ainda maior, demos algumas abébias, o cartilheiro danilo deu porrada ate dizer chega, com dalot no lado direito aquilo era uma coisa impossivel de aguentar para qualquer defesa, mas SC e teimoso e agora para tirar o abono de familia de folha sera muito dificil. O jogo do estoril ja ganhamos tres a zero , acho que e obvio.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite amigos Portistas.

    Vencemos o Braga por dois golos de diferença mas em boa verdade se não fosse o SÁ, bem que o árbitro e o VAR deixariam o nosso adversário ligado à máquina até ao apito final na ânsia de ver um golo que pudesse empatar o jogo. Basta ver os erros cometidos como a não expulsão de Danilo e um penalty que ficou por marcar. Vencemos e ponto final.

    Sobre o jogo de ontem na Amoreira entre o Estoril vs Sporting aquilo que me veio logo à cabeça é que se fosse o clube vermelho do regime em vez do Sporting, jamais o Mota e o VAR teriam a coragem para actuarem como actuaram ontem contra o Sporting. Posso estar enganado mas pensei logo isso.

    Um coisa nós sabemos, é que de hoje em diante o Mota mesmo que o seu auxiliar levante a bandeirinha, ele vai deixar o lance seguir e não vai apitar logo e cortar as jogadas como nos fizeram no Dragão contra o clube do regime e que anularam aquele golo ao Herrera. Com este árbitro os atacantes devem continuar a jogada e marcar golo, mesmo sabendo que o VAR pode validar ou não.

    A pergunta que fica é, porque raio é que os outros árbitros não seguem esta norma adoptada ontem pelo o Manuel Mota e mal os seus auxiliares levantam a bandeirola apitam logo e cortam a jogada? Só espero que isto não funcione apenas consoante o adversário em campo. Já estamos fartos de ver dois pesos e duas medidas em relação a determinados lances em que para uns é uma coisa e para outros outra. Os árbitros tem de seguir a mesma norma e serem coerentes. Também não podem é ser enganados pelo o VAR como aconteceu no jogo do Feirense em que validaram um golo irregular ao Chaves. Comparem o lance com o do WARIS em Moreira de Cónegos e digam lá quem está em fora de jogo e qual o que é mais duvidoso? Deviam pegar nos dois lances e expor a quem de direito, porque não gosto nada de ver o "bacalhau à Braz" falar em teias de aranha. Haja mais respeito pela a geometria e por quem é arquitecto. Duvidar daquelas linhas é vergonhoso.

    Venha daí o Sporting para a Taça.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  6. Olá Jorge! Grande Jogo depois da vergonha que foi em Moreira de Conegos. Emendamos a atitude e assim é que está bem e mostra que houve trabalho psicológico para além do de recuperação física. Esse trabalho psicológico tem de continuar. Tem de estar lá sempre.

    Em concreto sobre o jogo: Equipa atacante, meio campo a comer o adversário, eficácia em bom nível e um redes de clube grande na Baliza - os que dão pontos. Grande Sérgio Oliveira. Gostei mesmo muito que um dos nossos de gema fizesse uma exibição daquelas. Tem de ser para ficar no onze, nem que este se mude para 4x3x3! Um meio campo de alta rotação com Danilo, Sérgio e Herrera. Não será um meio campo de artistas, mas no campeonato que temos, de equipas e terrenos chatinhos acredito que este meio-campo de combate será a melhor opção.

    O destino, ou seja o que for, favorece-nos porque de facto o Sporting também tem tropeçado e mesmo com meio jogo a menos, voltamos a ser líderes com 2 pontos de distância. O SCP duas vezes estiveram na liderança (prévia) e duas vezes a perderam. O dia 21 de Fevereiro é fulcral. Fulcral. Se conseguirmos dar a volta ao resultado são 5 pontos de distância para os rivais de Lisboa!

    Temos de continuar fortes e não podemos cometer as exibições más como em Moreira de Cónegos! Podemos empatar ou até perder, mas não podemos fazer o mau jogo que fizemos na passada terça-feira, depois de um dos principais rivais ter perdido 2 pontos. Não dá. Equipas como o Moreirense e Aves têm estádios pequenos e em mau estado, mas temos de meter a faca nos dentes e passar por cima destes gajos. Não dá pelas alas, vamos pelo meio com tudo!!! Dormir 45 minutos, jogar inconsequentemente durante 30 e correr a sério por mais 15 não dá! Este tipo de exibição tem de ficar para trás de uma vez por todas.

    Mais do que nunca, temos de de ser fortes. Niguém nos dá nada como dá a outros. O polvo ainda está bem vivo! E se ainda tiverem hipóteses de ganhar o Penta (como actualmente têm), não tenhamos dúvidas que os erros de arbitragem vão beneficiar o Benfica e prejudicar o Porto. Com arbitragem iguais e equidistantes o Porto tinha com meio jogo a menos, 6 pontos de vantagem, no mínimo.

    Como alguém neste forúm já disse e bem, duvido que aquilo que aconteceu ontem no Estoril com o VAR e as suas optimas interveções, acontecesse se fosse o Benfica em campo. É que é claro como a água.

    Quarta, outro jogo e dos grandes. É ganhar e se possível sentenciar desde logo a mei-final a nosso favor. E também de uma vez por todas, nestes jogos, juntar os golos às boas exibições.

    Um pedido: Gonçalo a titular.



    ResponderEliminar