quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Análise FC Porto 1-0 Sporting - Finalmente, Um Pouco De Justiça!


Finalmente um pouco de justiça! Digo "um pouco" porque, mormente por 70% do jogo, merecíamos, uma vez mais, ter goleado este Sporting que só na cabeça do seu luminoso treinador é que está pronto para dar a volta. Voltamos a estar bem, voltamos a entrar bem, mal entendemos o que raio de, desculpem a expressão, conice, estaria a acontecer do outro lado - Jesus a ser Jesus - e voltamos a dar uma aulinha de bola. Depois de n elevado à potência de whatever remates e oportunidades, lá marcou Tiquinho Soares, como que a ter o retorno kármico daquilo que lhe tinha sido roubado. Do outro lado, Gelson e pouco, muito pouco, mais. Mas vamos em vantagem. Sim, Jesus, vantagem. Se tu achas que é fácil marcar-nos dois golos sem sofrer... vai pensando duas vezes. Ou então está a contar com os penaltis... Vamos às felizes notas!


Sérgio Oliveira - O melhor em campo, intenso, acutilante, com ampla visão de jogo e muita garra, com uma pressão sufocante, foi ontem um verdadeiro comandante. De sorriso nos lábios, digo: bem-vindo de volta, puto! A sorte não quis nada com o seu soberbo livre a beijar o poste da baliza de um, novamente, bom Rui Patrício, e a finalização deficiente dos colegas não permitiu que os seus passes redundassem em mais assistências do que aquela que deu a nossa vitória. Que assim continue, e eu acho que o lugar junto a Danilo deve ser seu! Bravo!

Ala Direita - Que maravilha, este corredor direito, a merecer mais do que teve em ambos os casos! Com a excepção de uma fífia que poderia ter dado um inusitado golo, mas que a sorte quis bem proteger, Ricardo Pereira fez autênticas piscinas ofensivas e defensivas e serviu muitas vezes muito bem os companheiros para a finalização que não parece ser a mesma. Já Corona está um ás defensivo e ontem, finalmente, deu um pouco do ar da sua graça ofensivamente. Acho que foi injustamente substituído por Sérgio Conceição, mas falarei sobre isso um pouco mais à frente nas Faltas.

Casillas - Iker Casillas fez ontem o seu centésimo jogo de Dragão ao peito. Isso é, por si só, um facto assinalável. Mas, para lá de algumas excelentes defesas e de duas boas saídas para ataque, Casillas fez o que SC não conseguiu: incutiu calma e ponderação aos seus colegas, mostrando que ter uma liderança em campo é fundamental. E, mister, não é mutuamente exclusiva! Enfim, agora é tarde. Daqui a pouco mais de três meses vai embora. E só tem mais dois jogos de Dragão ao peito. Infelizmente.


Decisão Final - Poderíamos ter resolvido o jogo ontem, não fosse uma muito pobre decisão final, quando fomos solidários quando deveríamos ter sido egoístas e vice-versa. Há que acabar com o tremelique - que não havia há um mês - no último terço! O futebol vive de golos e a sua ausência dá azo à gabarolice patética de alguns....

Brahimi - Deu o estouro. Pronto. Brahimi tinha de dar o estouro nalguma altura. Não há-de ser nada, afinal temos alguns bons refor... ah, espera, parece que não.

Otávio e Hernâni - Juntei os dois porque a análise é igual, Meus caros, o cérebro fez-se para pensar! No caso do primeiro, que tal saber onde se joga e como se joga? No caso do segundo, que tal fazer alguma coisa mais do que correr? Egoístas e com palas nos olhos, foram uma verdadeira nulidade. Mas parece que alguns têm créditos ilimitados...

Sérgio Conceição - Não gostei, mister. Não gostei mesmo nada. Começo pela convocatória: ai isto é assim? Tanto se clamou por reforços para depois os deixar em casa nos jogos que interessa? Então o Paulinho não é 20 vezes melhor que um Otávio regressado de lesão prolongada? E Waris não é melhor que Hernâni? Para que vieram? Para jogar com os Moreirenses? Ah, já sei, é o "grupo" e o "balneário". Certo. Será que já estão no lote dos que têm tolerância zero? E então, em vez de tirar primeiro o Brahimi, tira-se um Corona que até acabara de criar jogadas com perigo? E então tira-se um motivado e inteligente Soares em vez de sair um Marega que parece ter assinado um qualquer decreto que diz que tem de jogar sempre os 90 minutos? Grande parte da confusão final teve a sua assinatura!

sportem - Pequeno, pequenino, à imagem e semelhança do seu nojento treinador. Ter como plano principal "levar poucas" é ridículo. Queixar-se da arbitragem é surreal. Enfim. Estão a fiar-se na Virgem. Continuem....

23 comentários:

  1. Oh, assim não tem piada! Agora vamos discutir o quê? Já te disse que não gosto do Casillas? :)

    ResponderEliminar
  2. Caro JV, bom dia.
    Assino por baixo a questão dos reforços que, afinal, são para aqueser a bancada. De resto, um grande FCPorto foi o que eu vi. Na minha opinião, o melhor que vi esta época. Na CI, o basófias no seu melhor. Estou a ver que a lagarteada também traça tudo o que Jorge & Bruno lhes despejam na gamela.
    1 abç e viva o FCPorto, contra tudo e contra o Chaves (para já).
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Só faltou meter o paulinho roupeiro a defesa do Sporting.
    Soube a pouco, mas foi uma vitória saborosa.
    Seu eu fosse treinador do FCPorto dava descanso ao Brahimi, Marega, Ricardo e Alex T. e punha o Paulinho, Waris, Maxi e o Dalot a jogar, mas como não sou. Talvez no jogo contra o Chaves o SC faça estas alterações.

    ResponderEliminar
  4. De facto deixar os reforços no banco não lembra a ninguém. Então eles não precisam de jogar para se entrosarem? Completamente de acordo com a sua análise caro Jorge. Espero que o iluminado treinador passe por aqui pois talvez aprenda algumas coisas.O futebol não é um mistério mas às vezes até parece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderíamos ter um resultado positivo com os reforços. O futebol não parece, é mesmo um mistério para alguns.

      Eliminar
    2. E treinavam com o Sporting para se entrosarem, está certo!

      Eliminar
    3. Muito melhor alguém que veio DIRECTAMENTE de lesão prolongada. Certo.

      Eliminar
  5. Foi so impressao minha (vi o jogo pela TV) ou o Corona fez sinal pro banco a pedir a substituição... Cada vez percebo melhor pq certos blogs "portistas" só tem comentarios quando ha maus resultados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ia dizer exatamente o mesmo, concordo com a analise em relaçao ao brahimi e marega, mas no caso do corona foi mesmo a pedido que saiu

      Eliminar
    2. Não vi no estádio, naturalmente.

      Abraços

      Eliminar
  6. Realmente essa dos reforços irem para a bancada passou-me completamente ao lado e depois de ler a análise não faz nenhum sentido continuar a ter Hernâni quando se tem Paulinho (com provas dadas do que vale) e Waris que para o treinador terá algo a acrescentar - oxalá que bem mais do que Hernâni.

    Quanto ao Otávio não estou muito de acordo mas também é o jogador que mais aprecio no plantel e por isso a minha visão poderá ficar toldada por isso mas assim que descaiu para a faixa fez o que de melhor sabe, no pouco tempo que teve, segurar a bola e passes milimétricos (para o Hernâni antes de ser agredido). Deveria ter entrado muito mais cedo para um apagado Brahimi.

    Concordo com o Cândido Costa quando diz que - nas palavras de Jorge Jesus - se este foi o melhor Sporting, estou tranquilíssimo para a segunda mão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Victor!
      Até posso estar enganado, mas eu ainda não vi nada no Paulinho que justificasse a contratação dele pelo FC Porto.
      Na minha opinião, vale o que vale, se eu mandasse na FC Porto Futebol, SAD negociava com o Vitória de Guimarães para ter o Raphinha na próxima época[um futebolista rápido e tecnicista; (não é por acaso que o Sporting o queria já em Janeiro] e metia o Hernâni que já lá esteve e é um bom jogador para clubes como o Vitória.

      Saudações portistas
      dragaoatento.blogspot.com

      Eliminar
  7. De acordo com o seu post . Sobre Casillas já escrevi o que tinha a escrever no pós-Leipzig. Tem estado a bater certo mas o lobby sergiano-pintocostano aposta em falta de liderança no campo porque essa liderança só está no banco e na tribuna . Ponto final .Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Não consideraria a tática escolhida por Jesus como “conice” mas sim como forma de respeito. Afinal, a mesma tática foi usada no jogo contra o Barcelona. Mas isto é apenas a minha opinião.

    ResponderEliminar
  9. Boas.
    Eu era mais um que dizia que o Sérgio Oliveira não valia nada e ele agora deu-lhe para jogar a alto nível! A questão é se vai conseguir ter um rendimento estável ou se estes dois jogos não passam de fogo de vista. Os grandes jogadores são aqueles que conseguem ter rendimentos constantes. O Sérgio Oliveira vai conseguir?

    Se conseguir, penso que o Paulinho vai ter muitas dificuldades em ter uma oportunidade, porque temos Herrera que está bem, Danilo acabará por regressar e ainda temos o Olivier. Logo o SC tem uma boa dor de cabeça porque não lhe falta opções assim.

    Em relação ao Octavio, tenho fé que este miudo ainda nos vai dar muitas alegrias. O rapaz ainda é novo. Espero que não tenha mais lesões. Tem jogado muito pouco, há jogadores que precisam de mais tempo.

    Os reforços, excepto o Osório e o Gonçalo Paciência que já conhece a casa, penso que os outros vão ter muitas dificuldades. Já percebemos que não são nenhuns génios. Isto não é plug&play, são muito poucos os que entram em Janeiro e convecem.

    O Brahimi precisa de descansar, sobretudo mentalmente. É o nosso único criativo, é normal que jogue sempre.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. ....esse ódiozinho latente por SC não te abondona. Vá lá, não te lembraste do Oliver...
    Mas estou convicto que vamos ganhar coisas. A sério.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A crítica construtiva sempre existiu - sim, meu caro, sabe bem que até no tempo de Lopetegui - e sempre existirá. Não sou contra absolutamente ninguém. Insensados, é no Batalha. E não é no blog, é mesmo no cinema.

      Abraço

      Eliminar
  11. Olá Jorge! Excelente crónica, como é habitual!

    O JOGO: Ganhámos e muito bem contra um treinador que roça a cobardia futebolística. Boa exibição! Estivemos em todo o lado e com uma saúde física excelente! Merecíamos mais golos.

    O TREINADOR ADVERSÁRIO: Jesus usou 3 centrais e, se por uma lado é bom saber que metemos esse respeito, por outro revela uma ausência de ideias muito grande. Ser o mestre da táctica com pequenos é fácil, sê-lo com os mais fortes é que é difícil. E ainda querem comparar este senhor ao Mourinho. Inacreditável. Teve foi sorte de a eliminatória não ter ficado já decidida.
    O que Jesus fez no Dragão não é mais do que aquilo que o treinador do Tondela ou do Paços fariam com as respectivas equipas.

    BRAHIMI: Está cansado. Nota-se perfeitamente. Creio que será em Chaves que vai ao banco. Até porque o jogo contra o Liverpool é já para a semana. O que espero é que a equipa mostre que sabe jogar sem ele. E que ao contrário da primeira parte contra o Estoril, entre e jogue como o fez nos últimos 2 jogos.

    SOARES: Temos nele um bom avançado, não podemos ter a mínima dúvida.
    Trabalhou, lutou e marcou um golo. Só não marcou mais um porque creio que terá falhado ligeiramente a cabeçada e isso fez com que a bola descesse e fica-se ao alcance do Patrício. Doutra forma teria saído direitinha para a gaveta.

    SÉRGIO OLIVEIRA: Sem palavras! Estes 2 jogos mostram o que Sérgio Oliveira pode ser neste Porto. O nosso meio campo tem de o ter a titular, nem que para isso passemos a jogar em 4x3x3 sempre. Danilo, Ségio e Herrera. Para mim estava feito. Não mexia mais a não ser para conceder aqui e ali algum descanso natural aos jogadores. Até me atrevo a dizer que um meio-campo do Porto que não saiba enquadrar esta nova realidade táctica que o Sérgio Oliveira trás à equipa, será uma opção que nos deixará mais fracos e vulneráveis, seja contra adversários fortes ou "fracos".

    REFORÇOS: Espero bem que comecem a jogar. De facto é pertinente especular sobre a opção de usar Octávio em vez de Paulinho.
    Não entendo. Paulinho parece-me mais promissor e para este jogo, de longe melhor opção que um jogador vindo de lesão. Como o Texto do Jorge diz, Octávio nada fez quando entrou. Ele e Hernâni são o tipo de jogador que pensam que inteligência futebolística é driblar 3 ou 4 em seguida e entrar com a bola dentro da baliza. E quando isto não resulta, aplicam um remate a 30m que nada dá, quando tinham mais opções para dar continuidade ao ataque. Dispenso este tipo de jogador. É o tipo de jogador que aparentemente tem tudo menos aquela parte do cérebro que lhe permite ser um grande jogador numa grande equipa.

    GONÇALO: Espero que o seu papel no Porto não se resuma a jogar 5 ou 10 min. Para isso ficava em Setúbal e ficava bem.

    CASILLAS: Como mencionado no post do Jorge, infelizmente Casillas só vai ficar mais uns mesinhos. Não entendo o que se passou para ele ter passado a ser o nosso segundo guarda-redes. Sei a versão oficial, mas claro que não me convence. E para bem do clube, espero não chorar pontos por falta de um guarda-redes experiente. E isso, José Sá ainda não é. Já enterrou no Estoril nos primeiros 45 min, para não falar noutros golos já sofridos que o podiam não ter sido caso tivéssemos alguém mais experiente na baliza. Espero que a De resto, fica a minha mágoa de não estarmos a aproveitar uma lenda mundial, como devíamos. Perder um campeonato por termos um guarda-redes menos experiente na baliza, seria muito mau. Pior ainda se isso acontecesse com Casillas no banco. Sou do FC Porto e não do FC Casillas mas custa-me mesmo ver este guarda-redes no banco e afastado das provas mais importantes - Champions e Campeonato.

    O FUTURO: Espero que seja continuar na senda das boas exibições como nos últimos 2 jogos. Ganhar e bem em Chaves para acabar acabar de uma vez por todas com as recentes más exibições sempre que somos visitantes.

    ResponderEliminar
  12. concordo, o problema de SC tem a ver com a vaidade, e vaidoso, maniento e convencido em demasia nas suas qualidades taticas e sobretudo emocionais. Hernani nao joga mesmo nada de nada mas la esta e um gajo porreiro como fabiano e SC adora os. Otavio saiu de meses de paragem e e lançado nun jogo destes, su real e maniento. Uma aposta que vai tirar sergio oliveira porque lhe da jeito?? Paciencia faz de abou muito melhor ja que tecnicamente e muito superior, brahimi tem de descansar e marega idem aspas porque estica o jogo, soares e o nosso melhor jogador de cabeça. Sergio oliveira sempre teve talento parece que so agora percebeu que tem de ser intenso o tempo todo para se tornar num medio excecional, remate, livres, visao de jogo, fisicamente forte, tecnicamente acima da media, enfim...,.. PARECE QUE SC VAI TER DIFICULDADES COM OS JOGADORES QUE LHE DERAM AGORA, SAO TODOS PARA JOGAR SEM PROBLEMAS, SC ja nao se pode esconder em plantel limitado

    ResponderEliminar
  13. Olá carissimo... já há muito não comento, porém... não concordo com algumas coisas, vou explicar...
    Corona... o Mister antes de fazer a substituição perguntou ao Corona... "Corona? Como é?"... não se viu o que lhe disse o Mexicano mas certamente foi que tava nos limites, pois ele virou-se para o Otávio e deu-lhe indicações, por isso compreendo a opção tida pelo treinador, e também acho que Corona estava muito bem no jogo.
    Reforços... Bem na minha opinião... mal eles chegaram, jogaram logo... e isso não caiu bem certamente a alguns, compreendo que sendo taça de Portugal, prova onde costumam atuar jogadores não tão utilizados, que se tenha levado para o banco alguns desses jogadores. Acho que é compreensível... caso contrário podería acontecer aquilo que o Jorge fala na competição principal, logo, vendo por esse prisma, compreende-se, porque meus amigos... até ao final não vai haver jogos fáceis para poder rodar, esta convocatória é justa para aqueles que têm trabalhado durante a época, para além de ajudar a que todos se sintam importantes.
    Brahimi... para mim já tinha ido para o banco há uns 3 jogos atrás, e caso não estivesse a funcionar mete-lo em jogo. Como está... faz-me dar murros ao vento com uma cadência demasiado elevada.
    Marega... penso que também rebentou... acho que só fica em campo porque tem que haver sempre dois defesas por perto não vá ele embalar, e um só não o consegue deitar com facilidade ao chão, e quando precisamos defender... é uma boa tática!!! lembro-me por exemplo no forcing final do Sporting o Coates ter ficado cá atrás para vigiar o Marega, para mim Coates é um excelente cabeceador, foi bom que não fosse para a nossa área.
    resumindo... ganhamos, estou contente, e acho que este jogo ajudou a colar alguns pedacinhos quezilentos que pareciam estar a surgir no grupo.
    Siga...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho genial que fitas pelo ar seja uma coisa normal, mas soltar uma caralhada ao sair seja um crime de lesa coiso. Ainda bem que nada veio daí, o Tiquinho é muito mais do que isso.

      Abraço

      Eliminar
  14. Caro Jorge, na minha opinião, não achei que Otávio tivesse jogado mal, achei até que entrou bem.

    Já Hernani é igual a "marcas de batom na cueca", não tem explicação. Como é que um gajo que comia a bola no Guimarães, jogava muito e bem, não dá uma pra caixa no FCP, após tantas e tantas chances dadas pelo treinador? Aquele gajo era pra ser um craque com C maiúsculo, mas...

    Corona finalmente parece estar a voltar aos eixos, após aquele drama familiar que viveu.
    Em meses, foi a primeira vez que o vi jogar bem, quando a regra geral era errar quase tudo o que tentava, tudo lhe saía mal. Concordo que desta vez, Brahimi devia ter saído e Corona ficava em campo, mas Brahimi, mesmo mal, decide jogos com lances de gênio. Até entendo o SC em ter deixado o nº 8 em campo até aos 80 minutos.

    No mais, o UP de ontem mostrou uma estatística bem interessante: em 3 jogos, 31 remates do FCP (17 enquadrados com a baliza) contra 10 ( 5 enquadrados) do SCP.
    Não é preciso dizer mais nada, certo?

    Iker, na minha opinião desde sempre, só não é titular em qualquer equipa quando acontecerem 3 situações:
    1)lesionado
    2)suspenso
    3) o treinador é Zé Mourinho:-)
    Fora isso, deveria ser sempre titular.

    De resto, é o SC dizer aos jogadores que em Chaves como em qualquer lado em Portugal, nós jogaremos contra 17 (11 do Chaves, 4 árbitros e 2 VARs).
    Espero que nenhum dos nossos faça figura de corpo presente como Layun e Aboubakar em alguns jogos, senão para além de jogar contra 17, ainda entramos em campo com menos 1.

    ResponderEliminar
  15. Mais um jogo difícil para o FCPorto no benfiquistão para lá do Marão.
    Willian Oliveira e Pedro Tiba são os jogadores mais perigosos do lado do Chaves.
    Eu arriscava começar o jogo com Maxi, Paulinho, Corona, Gonçalo P e Soares.
    O Brahimi, Marega, Ricardo entravam na 2 parte para "partir tudo".

    ResponderEliminar