quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O Dilema da Carica e a Demonstração do Poder


É o velho dilema da carica... esta taça tem uma espécie de kryptonite no FC Porto... não ganhamos há uma série de jogos e fazemos exibições miseráveis, sempre baseadas no mesmo erro. As equipas não têm entrosamento e as opções contrariam toda a lógica de quem quer encarar a competição a sério. Assim sendo, o 0-0 final não surpreende. Não me vale a pena discorrer muito sobre os jogadores. Prefiro dizer, isso sim, que se se quer vencer esta competição, tem que se encarar a mesma como tal. Não pode ser ofensivo que se comece primeiro com um onze forte e entrosado - ou pelo menos a maioria do mesmo - e depois se vá rodando peças quando a ocasião se demonstrar útil. Assim, não vamos lá.

Gostei de Felipe a capitão, gostei de Reyes e claro, continuo a achar a relegância de Óliver para fora do onze um escândalo. Pelos vistos não sou o único. E ainda estou para perceber porquê.

Ao mesmo tempo, hoje foi um triste dia, em que o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi à Assembleia da República mundo de SMSs que fazem crer que as ameaças e as escutas sobre si vêm de pessoas... do Norte e, claro, deixa no ar que possam ser Portistas. O senhor Fernando Gomes sabe que tem de apoiar o sistema para chegar onde quer chegar. A sua fome de poder fá-lo renegar as origens, como bem escreve o grande Rui Valente. Na mesma lógica, numa clara demonstração de poder e corrupção, as declarações de Luciano Gonçalves e de Pedro Proença demonstram bem que o status quo  está muito bem para doutas personagens e que a percepção internacional da anedótica corrupção desta liga não interessa rigorosamente para nada. É neste ambiente em que micróbios como o senhor Meirim podem viver e replicar-se. E tomar decisões destas.

O Polvo está forte e tentacular. Esta vai continuar a ser uma dura batalha. Porque agora estamos fortes em campo. Mas... e se não estivermos? Seremos engolidos!


3 comentários:

  1. Boas,

    o mais inacreditável é que estamos assistir ao maior escândalo do futebol português com um sócio do FCPorto como presidente da fpf. Para quando expulsar esse verme de tudo que é azul e branco?!

    Saudações Portistas,
    Carlos Torres

    ResponderEliminar
  2. Sei que as pessoas no nosso clube (e a estrutura do Sporting, muito provavelmente tampouco) não comem gelados com a testa. E também estamos conscientes de certos deveres institucionais, como o lugar-comum de se louvar os remeximentos procedimentais da justiça. Posto isto, desenganemo-nos. Estas buscas sempre foram inevitáveis, uma vez revelados os emails - os nossos e outros sabiam-no. No entanto, todo o tempo do mundo foi dado aos envolvidos para que destruíssem provas incriminatórias antes de se avançar com buscas, no âmbito de uma investigação em curso, cujo início foi excecionalmente divulgado publicamente em seu dia pelas próprias autoridades judicais (!!!). Deu até para que o Benfica contratasse entretanto serviços de consultoria informática, para proceder a uma muito urgente manutenção dos seus servidores... Assim, estas diligências judicais - não tenhamos dúvidas - visam limpar nomes e imagens públicas. O Benfica sairá branquinho ao fundo deste merdoso túnel de podridão, com o altíssimo patrocínio do Ministério Público. Se for possível inverter, de passagem, o sentido da acusação, transformando grossa corrupção em violação de correspondência alheia e difamação, tanto melhor.

    Ou então... FJM conhece os ensinamentos do ilustre florentino, tem em sua posse material muito mais explosivo e o que aconteceu foi apenas uma declaração (muito veemente) de intenções. Se assim for, e tendo em conta a estratégia de recato seguida desde a divulgação dos últimos emails, o objectivo não será tanto mudar os bastidores do futebol nacional, forçando uma revolução sem precedentes por via judicial, mas sim tomar o lugar que o Benfica ocupa nele. Não me tomeis já de ponta - são tudo deduções lógicas. Não seremos ingénuos ao ponto de acharmos que esse mesmo sistema político-judicial, à sombra do qual o poder criminoso do Benfica se encrustou na identidade nacional, incorrerá numa espécie de autofagia, sentando no banco dos réus aqueles com os quais partilha responsabilidades nas infâmias cometidas ao longo de décadas, nem que seja por deliberada e consciente omissão de actuação? Como já aqui escrevi, Portugal é um país dentro do Benfica. Pinto da Costa andava nisto ainda eu usava cueiros. Não me lixem.

    ResponderEliminar
  3. as coisas estao a andar, nao sera dificil encontrar uma acusaçao, as provas existem e nao podem ser apagadas, agora sera uma bomba no futebol portugues que tera repercussões a nivel internacional e por isso provavelmente tentarao arranjar um meio termo. Devemos continuar a denunciar, chegara a um ponto de nao retorno o que ja esta acontecer. AGORA TEMOS DE GANHAR EM CAMPO E NAO E COM JOGOS COMO CONTRA O LEIXOES QUE LA VAMOS. Um meio campo de meias lecas, com um otavio que nao ganhou um lance, um andre2 que marca com os olhos ou com os braços e desacelera de forma constante o jogo, com o oliver que tem 2 velocidades, devagar e parado mas que podia acelerar o jogo no passe, com um hernani que nao tem lugar em lado nenhum, com galeno formatado para jogar em contra ataque, uma taça ja era. SC nao ve concerteza jogar a B que tinha ganho a ESTES A de caras. LUIZAO TEM LUGAR DE CARAS NA EQUIPA A, ELE E DALOT PODEM ENTRAR DE CARAS NA A, PORQUE NAO COMEÇAM A FORMATAR O DALOT PARA JOGAR A MEDIO?? assim em vez de precisarmos de 3 medios a serio so precisavamos de um. Temos onze, doze, treze jogadores que para ganhar tem de jogar em todos os jogos no limite, contra o leixoes parecia o porto do antigamente recente em que qualquer equipa pontuava no dragao, bastava defender e jogar certinho. UMA PERGUNTA PORQUE RAZAO A NIVEL INTERNACIONAL AS EQUIPAS TUGAS PERDEM COM GATO E SAPATO?? MESMO ARRANJANDO ESTAS TATICAS DEFENSIVAS?? SABEM PORQUE?? PORQUE OS OUTROS PODEM SER MENOS TECNICOS MAS SAO MAIS RAPIDOS E MAIS FORTES, SO ISSO.

    ResponderEliminar