sábado, 20 de maio de 2017

Lavagens e Incompetências

RTP. RDP. Impresa. Media Capital. Cofina. Que têm estes grupos em comum? Uma paixão imensa pelo clube do regime. São também os detentores de 90% dos conteúdos de media nacionais. Daí que seja curioso que a Sábado tenha dado a notícia da investigação ao bieirinha agora. Ou então, não. Ou então, Rui Valente tem toda a razão no que diz aqui, ou seja, já que tem de sair e tem, saia quando queremos. Ganha então o Polvo duplamente. Passa a errada imagem de que algo vai mudando e ao mesmo tempo manipula o impacto provável das notícias condicionando o seu timing. Perfeito.

A RTP fez uma coisa ainda pior. Ilustrou com o FC Porto a reportagem sobre o Jogo Duplo. Ora, como se pode ver aqui, quem está lá enfiado até ao pescoço é... il capo, o mesmo de sempre. Nesse sentido, e bem sei que o FC Porto é obrigado a ter os media na sala de imprensa e a responder às perguntas, e bem sei que aquela... coisa... que ainda é o treinador do FC Porto jamais lhes daria a resposta adequada, mas espero que, de uma vez por todas, a próxima época do FC Porto seja preparada com o foco na verdade - que somos o alvo, que todos estão contra nós e a criar a narrativa de que todo o mal do futebol português é culpa nossa. Assim sendo, um treinador de discurso forte e alinhado com o do Departamento de Comunicação é importantíssimo, vital, diria. Olho por olho, dente por dente. Não é o que queríamos, de todo. Mas é o que temos. E há que atacar este vírus de frente.

Já agora, e por falar daquela... coisa... está na hora do FC Porto valorizar e proteger os seus activos. O que aconteceu à contratação mais cara deste ano do FC Porto não pode voltar a acontecer. Óliver Torres não vai dar prejuízo. Ser caro ou barato é um não assunto, pois dará lucro. Mas, para ser valorizado, e como com Óli, com qualquer outro, cada jogador deve ser utilizado na posição que melhor se adequa às suas características e aos seus naturais talentos. É bastante simples: quando se vê este vídeo facilmente se vê os erros feitos a Oli: recuado da sua área de influência - onde marcou os golos e fez as assistências - mesmo assim conseguia defender e gerar jogo que, infelizmente devido aos roubos e à falta de eficácia, não lhe multiplicaram as assistências por dez. Como teve - juntamente com todo o plantel - de percorrer piscinas inteiras para chegar à área, deu o estouro. Tudo isto gerido de uma forma amadora que levou a que saísse da selecção de sub-21 espanhola. Como este, Brahimi, Layún e mesmo André Silva. De uma vez por todas, a competência faz crescer, a incompetência mirra. É preciso saber isso.  E, já agora, aqui está a diferença quando se joga na posição certa. Como Bernardo Silva a jogar a lateral direito ou no sítio dele.

33 comentários:

  1. Ja nem vale a pena discutir os me(r)dia portugueses, vao ser sempre assim, ha anos que é assim e vai ser sempre a nao ser que o nosso FC Porto se mude para Lisboa, nada a fazer!

    Quanto ao Oliver, o NES deve estar a por em pratica o tutorial de como se deve esmifrar o talento de um jogador sendo ele da nossa equipa!
    O pior de tudo é haver duvidas sobre Oliver entre adeptos do nosso clube o que indica que ou só viram o Oliver jogar esta época ou que o arrelio de nao ganhar nada leva a ter ideias idiotas!

    Pobre Oliver que o enganaram, disseram lhe que precisavam de um 10 e afinal joga como trinco a cair para central, mais uns metros a defender e jogava ao lado do casillas!
    Por isso é que temos uma defesa de betao, 4 defesas mais 3 trincos, pudera nao sofrermos golos, e o deserto no ataque por aqui se justifica!
    Isto é mais uma das culpas do NES, nao se entende tanto medo quando 90 por cento das equipas em portugal só defendem!
    Nao acredito que o NES vá mudar,a estar mais uma época cá e de certeza o Oliver vai jogar atrás dos centrais!
    Dragonite
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estará, mas se estivesse... sem dúvida que terias toda a razão.

      Subscrevo o comentário!

      Abraço

      Eliminar
  2. O gajo do boneco Triple-Marfel diz que tem contrato com o Porto. Quando chegamos a estes termos e depois da barraca das declarações do fim-de-semana passado, é de desconfiar. Este pseudo-treinador é Jorge Mendes, estamos entendidos? NES não sairá da forma ignominiosa que merece, porque tem as costas quentes e, para muita figurona-figurinha do nosso clube, é melhor não lhe pisarem os calos. Não nos damos ao respeito nem em nossa casa, tolhidos pela gestão de interesses privados. O treinador insulta o clube, os adeptos, e ninguém da direcção faz qualquer tipo de declaração. Alguém secundou NES nos parabéns aos bostas? A posição dele, então, é a do clube? E agora esta desfaçatez de relembrar o contrato. Estou envergonhado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como diz um amigo meu, "por isso é que não dava para dirigente desportivo"...

      Abraço

      Eliminar
  3. Não acredito na justiça desportiva... nem vale a pena perder tempo com isto... o Salazar L bosta não vai ter qualquer problema... preocupa-me é o nes dizer que construiu as bases do próximo ano... isso é que é pior!!! Vai continuar a dar cabo dos nossos jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cila, isso não vai acontecer, calma. A não ser que esteja tudo tolo.

      Abraço

      Eliminar
  4. tambem e verdade mas isso desses grupos de media sempre foi assim e nos ganhavamos na mesma. Alias na politica e o mesmo os manos costas controlam com a ajuda do situacionista marcelo, no entanto o povo vota em outros. Este ano fizeram tudo para que ganhassemos o campeonato apesar da roubalheira , nao conseguimos por incompetencia do treinador e de alguns , varios, jogadores que nao e mostraram estofo nem sabiam o que estava em jogo, assim como depois de vencermos a liga europa e mais tarde o kelvin moment a dita estrutura nao se tivesse aoercebido e foi avisada que comecava a mudar algo no contole do futebol nacional e nao se adaptou, nao se restruturou, nao evoluiu mantendo se com os mesmos metodos ok vencedores em tempos mas desatualizados e mais +preocupada com o museu e as namoradas/mulheres do presidente. Mesmo este ano comecamos tarde a denunciar no entanto naop ganhamos porque nao quisemos e bastava uma vitoria em cvasa cheia com o setubal que perde com todos para termos ganho o campeonato. Faltou raca aos jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ser um absurdo legitimar este campeonato ficando a 3 míseros pontos, com tanto gamanço!

      Abraço

      Eliminar
  5. Ouvir este NEScio falar da-me vômitos. Muito mal estaremos se este super incompetente na segunda-feira não for demitido.
    A Sad com o ausente e agora incompetente presidente à frente são presentemente a nossa vergonha. Depois das declarações do Paulo Garcia e agora das imagens da RTP continuarem calados e sem reação devia dar direito a serem todos despedidos com justa causa. Atingimos o fundo do fundo do inalcançável fundo. Haja vergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não bastam notas no DD. Isso não chega para nada.

      Abraço

      Eliminar
  6. Os blogs portistas, nomeadamente o Porto Universal, fazem bem o seu trabalho. Não só falam para fora como alertam para dentro. No entanto, o velho presidente continua a fingir que não lê. Mas, na próxima entrevista ao Porto Canal lá virá dar a sua facadinha em todos aqueles que sistematicamente atacam o regime salazarista. Por outro lado, NES continua a gozar com os portistas nas conferências de imprensa com a ligeireza habitual, sem que nada lhe aconteça. Por fim,o vergonhoso silêncio ensurdecedor do presidente do clube, vilipendiado milhares de vezes pelos mesmos que agora escondem os crimes do presidente do benfica. Pinto da Costa é um derrotado em todos os aspectos, até na sua dignidade. Começa a ser penoso ver a cara de"totó de mãos atadas", sempre que as televisões deliberadamente focam a sua imagem após os sucessivos desaires. Não haverá uma única pessoa com coragem para lhe dizer" ó homem enxergue, chega de nos envergonhar, não meta nojo, vá dar uma volta ao mundo com os milhões que limpou e que deixaram a SAD sem vintém".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pinto da Costa não tem a hipocrisia de dizer que "não ganha nada com o Clube". Ganha, e faz bem em ganhar. Agora o palmarés (cada vez mais) antigo não basta para tanta tolerância presente. Deve ser julgado no seu trabalho como seria um presidente que tivesse entrado no ano passado. Já é mais do que um mandato a perder consecutivamente.

      Abraço

      Eliminar
  7. Isto só vai começar a ser equilibrado quando as equipas da casa jogarem literalmente em casa, com 90% das bancadas ocupadas pelos adeptos da casa, como nas mais fortes ligas européias.
    Voce vê claramente que, quando os tubarões europeus das principais ligas vão jogar na casa do adversário para campeonato e/ou taça, seja onde for e contra qualquer equipa de 2º e 3º escalões, o estádio está sempre repleto de adeptos da casa, que em esmagadora maioria nas bancadas, apoiam a equipa da casa com todas as forças. Regra geral, é simples: a FPF devia das mais dinheiro aos chamados pequenos clubes para que estes se fortaleçam e chamem os adeptos das suas cidades para torcer por eles, como acontece em Guimarães ou mesmo em Braga há tempos atrás. Simples como isso.

    Mas o que acontece em Portugal? Acontece que historicamente o boifica só joga fora de casa em alvalade e nas Antas/Dragão. Só joga fora de casa em duas jornadas, enquanto que todos os outros concorrentes jogam o campeonato metade em casa, metade fora.

    Só neste enorme detalhe o boifica historicamente já entrou nas competições nacionais em larga vantagem, pois sempre soube que, onde quer que jogasse, com exceção de Antas/alvalade, ia ter 70%, 80%,90% e se calhar 100% do estádio todo a favor.
    Isto meus amigos, só em Portugal, sem mencionar outras coisas históricas de domínios fora das 4 linhas.

    A pergunta é: irão os presidentes da Liga ou da FPF, estes de agora ou os futuros, ter culhões pra mudar este esquema que claramente favorece historicamente apenas a um clube???

    Eu pessoalmente acho que isto só será possível quando vampiro doar sangue ou quando o Saci Pererê cruzar as pernas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro RBN,como é que vai resolver esse problema?
      Lembra-se quando o Porto ia jogar a Vidal Pinheiro?80%eram Portistas.
      Lembra-se quando o Porto ia jogar a Penafiel?80% eram Portistas.
      Lembra-se quando o Porto ia jogar a Famalicão?80% eram Portistas
      Em Espinho, na Póvoa,no Bessa,em Leça,na Feira,etc,etc.
      Agora o que se pode fazer quando o Benfica o Sporting e o Porto têm a maioria dos adeptos?
      Sabe como é que os presidentes gerem os clubes?Com dinheiro meu caro.

      Eliminar
    2. "Isto só vai começar a ser equilibrado quando as equipas da casa jogarem literalmente em casa, com 90% das bancadas ocupadas pelos adeptos da casa, como nas mais fortes ligas européias."

      E como é que isso se vai conseguir? Proibindo os benfiquistas de assistirem aos jogos fora?
      E quem paga aos clubes por perda de receitas de bilhética?

      Eliminar
    3. É uma falsa questão. Se os clubes fossem idempotentes - ou vá, sem estas assimetrias gritantes - era mais fácil ser do clube da terra. Assim, sem vitórias nem troféus, é natural que os segundos clubes passem a ser os primeiros.

      Façam cada um dos clubes o trabalho de charme que devem fazer para conquistar os seus adeptos.

      Abraço

      Eliminar
  8. Respostas
    1. O problema é transversal a todas as áreas do FC Porto. Curiosamente, aquela cuja confiança no mesmo treinador se mantém é aquela com os resultados mais consistentes...

      Abraço

      Eliminar
  9. Que Pinto da Costa esteja cansado, sem forças e a viver do capital acumulado, é plausivel e compreensivel. Agora chamar-lhe ladrão isso é que não se admite a quem nos deu tanto com tão pouco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os terroristas admitem tudo Felisberto

      Eliminar
    2. Engraçado chamares terroristas às pessoas, virus. Eu entendo que o teu autismo não permite ver que o Felisberto é, a esta altura, até tão ou mais crítico do que eu, bem como o Lápis, já agora. Mas és ridículo ao ponto de, como com os jogadores, permitires as asneiras de uns enquanto malhas nos outros.

      As pessoas têm direito às opiniões desde que não ataquem as outras, como tu fazes. E sim, é legítimo pensar que Pinto da Costa - como toda a SAD - dá neste momento mais prioridade a eles mesmos que ao FC Porto.

      E sim, é legítimo querer outro rumo. Como é legítimo ser Pintista militante.

      Deixa de ser doente.

      Eliminar
  10. Boa noite a todos.

    é como diz o fulano abaixo no link. Eles dominam os me(r)dia

    http://fcpnacaoportista.altervista.org/blog/rui-alves-pinto-da-costa-ainda-pode-dar-muitas-alegrias-aos-adeptos/

    sobre Oliver, acho que se o contratamos é porque tem de ser bom, tem é de jogar na sua posição e ele torna-se melhor jogando solto e sem ter de andar em correrias e a defender atrás. Não o queimem fora do seu habitat natural.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  11. Como pode ter tanta certeza que NES não estará por cá na próxima época? Tem contrato. Não vejo sinais de que o Porto possa ir buscar um consensual, daqueles que não suscitam dúvidas e criam expectativas. Também, a julgar pelas últimas escolhas do Presidente, já não sei o que será melhor. Resta-nos, talvez, confiar no Luis Gonçalves.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem tem as certezas é o Presidente. Eu só ainda confio que o Presidente sabe da realidade que o circunda, e por isso não acredito na continuidade de NES. Consensos nunca havera, e é por isso vital que a SAD defenda a sua escolha desde a primeira até à última hora.`

      Confio imenso em LG.

      Abraço

      Eliminar
    2. É o óbvio ululante:

      1) NES é neste momento execrado pelos adeptos e iniciaria a próxima época sobre brasas, com um novo plantel sob enorme tensão;
      2) A própria Direcção e SAD não querem agudizar a sua colagem ao falhanço estrepitoso do treinador. Seria atrair sobre si - ainda mais - a cólera do Portismo em geral.
      3) NES relembra que tem contrato. É preciso dizer mais? Isto é conversa de treinador que está sólido no seu lugar, preparando a época seguinte?
      4) Toda a gente percebeu que os parabéns ao Benfica foram uma facada de NES à sua situação. Ou seja, existe uma "situação" interna, que passa pela sua destituição.
      5) O silêncio da nossa direcção é o reflexo da gestão (cínica, mercantilista) da sua saída. Como salvar a cara, não expor a dependência de Jorge Mendes perante os adeptos, enquanto se despede NES (seu apaniguado) e se procura um treinador novo, que agrade às hostes e não melindre (€€€) ainda mais o super-agente? Tornar a coisa um não-assunto, pelo silêncio.
      5) Ou muito me engano, ou será apresentado um novo treinador quase imediatamente à saída de NES, na semana que vem.

      Eliminar
  12. Não se trata de neste momento eu ser um "desalinhado".
    Também tenho olhos e massa encefálica para ver que PdC está desgastado, velho e a necessitar de paz - conforme ele um vez disse, creio que ainda estava com a Fernanda, que gostaria de sair do FC PORTO e viver mais uns 10 a 15 anos em absoluta tranquilidade!

    PdC merece uma grande estátua, uma enorme homenagem e um profundo respeito pelos portistas de todos os quadrantes, mesmo daqueles que agora dizem que PdC está lá para se governar!!! Como se de repente uma pessoa de 80 anos - sim oitenta anos - se lembrasse em tornar-se multimilionária e desatar a roubar uma obra que erigiu com sangue, suor e lágrimas! Isso para mim é ingratidão, não critica. É populismo porco e bacoco!
    E depois para os mais distraídos, também eu estou triste com a actualidade do meu clube - daí a ser um "desalinhado"? - mas não esqueço que cedemos a vaga (e vejam como o clube adversário ganhou essa vaga!) de cabeça bem levantada e enorme gozo. Viemos de um tri com uma dobradinha pelo meio...

    ResponderEliminar
  13. Precisamos de um "Alexandre, o Grande" e já agora de um "Rothschild".
    Estou de acordo com Felisberto Costa, só não percebo uma coisa. Se JNPC queria viver mais uns 10 a 15 anos em absoluta tranquilidade, porque se candidatou à Presidência do FCPORTO.
    Parece-me que os candidatos à sua sucessão estão à espera que tudo caia de podre para depois sim sem riscos se assumirem como alternativa. Estou convencido que em 2020 a coisa vai animar.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  14. A época acabou mas a outra daqui a nada bate-nos à porta e temos de a começar a preparar desde já .
    Uma conclusão podemos todos tirar e essa parece-me que é consencual:NES não serve!Não provou nada durante toda a época; não aprendeu com os erros;é um treinador que antes de querer ganhar não quer perder;não soube aproveitar os jogadores que tinha à disposição colocando-os a jogar em posições para os quais não estão vocacionados; deu aval à feitura de um plantel desiquilibrado e segundo o presidente foi dele a responsabilidade da vinda de Depoitre;o seu discurso nunca foi à Porto mas sim de quem quer salvaguardar o seu futuro;nunca deu um murro na mesa perante os roubos de que fomos vítimas durante toda a época; o nosso futebol foi previsível e facilmente anulado por qualquer equipa de meia tigela;as suas conferências de imprensa e o seu discurso redondo e entediante envergonham qualquer portista;atingiu o cúmulo da estupidez quando nos insultou a todos dando os parabéns a quem nos roubou um título que lhes foi oferecido por aqueles apitadores aos quais ele nunca denunciou mesmo quando de uma maneira escandalosa nos atiraram para fora da taça.
    Por tudo isto e muito mais que podia ser dito acho que amanhã já é tarde para correrem com ele.Aliás se ele tivesse carácter e vendo a contestação de que é alvo demitia-se e não se escudava no facto de ter contrato.Era isto que eu fazia pois não gosto de estar onde não sou benvindo. Mas ele parece não ter vergonha na cara! Perante isto a SAD se não estiver a brincar connosco e a gozar com a nossa cara terá de o demitir.
    Como PC não pode falhar de novo na escolha do treinador, o próximo terá de ser um com provas dadas e que não tenha medo de ir à guerra, pelo que o seu perfil deve ser o de uma pessoa que já não tem nada a provar e de créditos firmados. Onde está ele?não sei mas também não sou eu que tenho de saber nas sim aqueles que são bem pagos para tomar decisões. O caro torna-se barato quando se apresenta resultados. Mais vale gastar 12M num treinador que nos leve à Vitória do que gasta-los em dois jogadores para aquecer o banco.
    Tem a resposta a nossa Sad! Se não têm força ou já não querem lutar contra o cada vez mais forte polvo a solução é simples:demitam-se e deem lugar a outros. O cemitério está cheio de insubstituíveis. O Porto é eterno e não de quem o dirige transitoriamente.

    ResponderEliminar
  15. "Como se de repente uma pessoa de 80 anos - sim oitenta anos - se lembrasse em tornar-se multimilionária e desatar a roubar uma obra que erigiu com sangue, suor e lágrimas! Isso para mim é ingratidão, não critica. É populismo porco e bacoco!"

    Visto dessa forma parece realmente populismo porco e bacoco, por isso é que deve dar jeito ver a coisa dessa forma. Só que eu não vejo a coisa dessa forma, eu vejo Pinto da Costa a encher os bolsos aos que o empurram para sucessivos "mais quatro anos"!
    Eu até acredito que por ele, Pinto da Costa da estava há uns anos a viver tranquilamente num qualquer paraíso do Nordeste brasileiro mas há, inegavelmente, uma máquina bem oleada que precisa dele como figura de proa para continuar a facturar. Uma máquina que cria comissões de apoio à recandidatura e que afasta com o suporte dos "jogadores do Canelas" qualquer Chico esperto que se lembre de a confrontar nas urnas e Pinto da Costa está refém desta máquina porque se Pinto da Costa sai, a máquina pára e há muita gente que vai ficar "um bocadinho chateada".

    ResponderEliminar
  16. As palavras sobre o Oliver, jogador que aprecio muito, são de uma contradição tremenda, mas consciente, só para atacar o treinador. Ao que isto chegou.

    ResponderEliminar