sábado, 29 de abril de 2017

A (Triste) Final Da Champions

Hoje o Futebol Clube do Porto joga a final da Champions. Sim, leram bem, a final da Champions. A razão está aqui. Eu vi, ninguém precisa de me contar, os jogadores do Feirense prostrados, exaustos, derreados, no fim do jogo na semana passada no Dragão. Não é uma equipa de especial talento, mas bateram-se como se a vida deles dependesse disso. E se foi assim com o Feirense, imagine-se com o Chaves!

E tudo isto vem do quê, exactamente? O que faz com que jogadores com a sua situação na Liga absolutamente resolvida se superem desta maneira? A resposta é simples: isto. Este é mais um dos tentáculos do Polvo - a mala, ostensiva, ridícula, imensa.

O facto dos direitos televisivos não terem sido centralizados é uma das principais causas deste problema. Uma Liga define o seu valor na exacta inversa proporcionalidade com o fosso entre o primeiro e o último classificado. Nas Ligas com maior representação, não há este estilo de pontuações ridículas - todos podem perder com todos.

Mas é evidentemente triste - embora compreensível, nem todos ganham o suficiente, nem perto disso, a jogar futebol - que a motivação esteja a soldo desta maneira. E quanto às promessas de integração num grande... por favor! Sim, vem. Vem para uma sucessão de empréstimos e zero de oportunidades realistas. Que alguém falseie realidades, que jogue mais ou menos, que meta mais ou menos o pé, que meta a bola na baliza certa ou errada ou se faça a um lance conforme o incentivo, é só deprimente.

Quando se vê Proença no delírio de nos querer num Top 5... só temos de dizer.... meu caro, este estilo de coisas aproximar-te-á muito mais depressa da Grécia do que da Inglaterra. E fará com que seja cada vez mais claramente paradoxal, no estrangeiro, que o tretacampeão tuga leve goleadas sucessivas onde mais interessa.

Desprestigia o futebol português, anula a sua competitividade e o seu interesse. A continuar assim, admito, vou passar a escrever sobre Basket e Andebol. Com todos os seus defeitos... ainda está longe disto!

NOTAS: Noutros tempos, a pouca vergonha do bieirinha seria uma excelente gasolina para hoje. Com um treinador que não sabe usar expressões correctamente e que se farta de meter os pés pelas mãos por causa da defesa ser contranatura... vai passar absolutamente despercebido. Enfim. Melhores dias, certamente, virão.

O Futebol Clube do Porto fez o que lhe competia e reagiu como devia. Não muda nada, mas a posição de princípio fica clara.

5 comentários:

  1. Uns ficam prostrados, exaustos, derreados. Outros até metem golos na própria baliza.

    Em 2006, por muito menos do que toda esta pouca-vergonha, a Juventus, clube que tem mais adeptos em Itália, desceu à Serie B e subtraíram-lhe 17 pontos no arranque da prova.

    Aqui, quando um cadastrado e caloteiro do povo tem a cobertura do primeiro-ministro e do ministro das finanças, mais palavras para quê?

    À imagem de outros tempos, gostaria muito que o grito fosse: para cima deles, caralho! Mas, dadas as circunstâncias, vamos ver o que isto dá. Esperemos que no regresso de Chaves não seja necessária uma paragem em Pedras Salgadas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. A nossa comunicação falhou no caso do adepto atropelado, por pusilâmine. Poucas semanas antes, o Benfica mobilizara a comunicação social na condenação consensual e, às vezes, histérica, de cânticos que os Super Dragões haviam entoado numa partida de andebol.

    Luís Filipe Vieira calou - incompreensivelmente - toda a comunicação social com dois argumentos que deviam levantar uma onda geral de indignação, seguido do seu banimento da vida pública nacional. Em primeiro lugar, insinuou que a vítima tinha responsabilidade parcial no seu próprio assassinato, por andar a pintar paredes do estádio às 3 da manhã. Em segundo, o Benfica prontificou-se de imediato a ceder imagens de CCTV à polícia. Prontificou-se? Cedeu? Mas o Benfica podia negar-se a entregar as ditas imagens às autoridades? Está o Benfica acima da lei?

    Gostaria de ter ouvido um dirigente com peso do nosso clube fazer um ataque veemente à postura indigna e criminosa que o Benfica assume neste caso. Não só estiveram os seus dirigentes na origem do ambiente violento que pariu este assassinato, como o agravaram e prolongaram, relativizando o sucedido como se de um dano colateral numa rivalidade clubística se tratasse. E através da sua principal figura!

    Este estado de coisas é deprimente, mesmo excluindo a coisa desportiva. Estamos num chiqueiro de benfiquismo cego, fanático, absolutamente atávico. Isto já não é futebol - é um aleijão social. Epa, puta que pariu; acho que vou deixar de ligar a bola durante uns tempos.

    ResponderEliminar
  3. Por muitos Universo Porto-Bancada que hajam, tem de ser Pinto da Costa a contactar forças jurídicas e policiais e pressionar para investigar toda esta rede até à sua raiz.
    Por outro lado pedir o máximo de clubes para que se faça uma reunião a fim de e boicotar a Liga, a FPF e a APAF.
    Há muitos adeptos e não só do FC Porto que já estamos fartos de ver sempre a mesma merda campeonato sim, campeonato sim, e reunirmos todos à porta das 3 instâncias para fazermos protestos.

    O futebol/desporto é feito de nós adeptos e os homens de fato tem o dever e direito de não se deixar influenciar por nada para que se possa fazer as actividades de forma natural.

    O FC Porto fez a sua quota parte da luta numa era, agora também tem de tocar a outros clubes para que se faça uma revolução final neste estado de coisas que se vem a alimentar época após época.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde a todos.

    O problema é que isto já dura à 3 épocas e caminhamos para uma 4º época sem ganhar.

    Desde que o Mr.Burns através da capa da Bolha disse que o nosso último campeonato ganho foi um tributo dos árbitros, nós nunca mais tivemos a chance de conquistar algo e foi sempre "colinho e mais colinho".

    isso da "Mala" já todos sabemos como funciona e tem tido os seus resultados. Não é por acaso que um ex.glória nossa exige que isso seja legal. De facto estranho essa posição, pois dá a entender que ela já existe e o melhor é legalizar isso antes que alguns sejam apanhados com a boca na botija. Mas mesmo que fossem apanhados, aposto que não haveria quem tivesse coragem de punir os prevaricadores, tratando-se do clube do regime. O "Polvo" tem tentáculos nos altos cargos de poder e isso forra-lhes as costas todas. Depois quem já se borrou por pouco, pode sempre borrar-se por muito ou então estar preso por algo e sendo depois obrigado a dar favores porque alguém não se esquece e os cobra.

    Aquilo que aconteceu ao ex.árbitro Marco Ferreira foi como um chega para lá à navegação, pois todos sabem e percebem porque ele foi rebaixado e afastado da arbitragem. Quando NES diz que os árbitros tem medo de errar a favor do FcPorto está certo pois sabem que o xistema não vai perdoar e que lhes podem acontecer algo semelhante ao Marco Ferreira. Vejam o exemplo de Rui Costa que dizem ser portista e que no entanto em duas épocas e no Dragão nos espolia sempre. Só pode ser por medo ou necessidade de agradar a alguém.

    Vamos ter o Xistra em Chaves e digo já que o trabalho dele pode ser par ao bem ou para o mal e vai depender do jogo que o clube do regime vai fazer antes de nós. Se eles vencerem Até acredito que o Xistema nos possa dar favores(não precisamos disso). Se eles perderem pontos então podem crer que vamos ter uma arbitragem manhosa e para nos prejudicar. Já sabemos como isto é e como a CSocial deles depois trabalha a matéria.

    Vamos par acima deles que se não tivermos as chaves certas, a gente lá há-de arranjar quem arrobe a porta e nos leve à vitória.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  5. "A continuar assim, admito, vou passar a escrever sobre Basket e Andebol"

    É o Sr. Jorge a escrever e eu a assistir a outras modalidades de cariz individual (F1, MotoGP, Golfe...)

    Isto só vai parar no penta do 5lb ou no hexa, visto que o FC Porto não tem este último.

    Não acredito que uma escorregadela para os lampiões seja motivo de festa e de esperança para nós, bastar ver que para o jogo de hoje teremos Carlos Xistra (como diz José Cruz e bem, uma carta de conforto...mas não para nós).

    Adoro teorias da conspiração e a minha é a seguinte: se o 5lb vencer, Carlos Xistra até favorece-nos só para tentar tapar o sol com a peneira, se por milagre o 5lb empatar ou perder...nem preciso de dizer mais nada.

    ResponderEliminar