quarta-feira, 15 de março de 2017

Valorizar O Que Importa


Se há coisa que distingue um adepto Portista dos demais, é a sua exigência. Eu sei que confunde os adeptos dos rivais, mas um Portista, mais do que vitórias, exige entrega total e que se deixe tudo em campo. Confunde-os, porque não sabem - nem sonham! - o que esta união forte, sanguínea, entre a equipa e os adeptos representa. Aqui, o que se quer é que se vença ou se morra tentando. E quando vemos que isso acontece, sabemos indubitavelmente reconhecer.

Ninguém está feliz com uma derrota, ninguém se desculpa com nenhuma circunstância, embora, sim, no fundo somos realistas e sabemos que não somos do Big 5. Mas ver Felipe a subir no terreno à Beckenbauer, com a eliminatória resolvida, ou a procura incessante de golo por parte de Jota e de André André, só nos pode deixar orgulhosos. Não tivemos nenhuma vitória moral, mas temos orgulho na nossa equipa.

Eu entendo a confusão, imediatamente aumentada por tudo o que é media. Afinal, um amigo dizia-me, há uns dias, que tinha ficado indignado por um blogger do seu clube - é verdade, sofre da doença papoilar - ter escrito que queria o tetra "nem que os golos sejam marcados pelo apanha bolas". Ficou furioso, mas a verdade é que este é o espírito por aquelas bandas, habituados que estão a ganhar com qualquer mãozinha que seja preciso dar - e a fazer t-shirts acerca disso! Por isso, convém, e muito, que se desvalorize as boas prestações, as goleadas e até mesmo as boas impressões que alguns jogadores causam.

Também não entra muito bem na narrativa este género de coisas, quando se quer passar a mensagem do clima de intimidação das nossas claques - que estão legais e têm personalidade jurídica. A verdade é que está a acontecer tudo aquilo que eles não queriam: não houve nenhuma goleada que nos tenha posto contra o treinador e a equipa - aliás NES esteve muito bem ontem, nas substituições também - os adeptos dão valor à equipa e, como podem ver, a equipa sente o "plus" dos adeptos.

Não ganhamos nada ainda, mas o bafo do Dragão está forte, e é preciso o milagre das rosas para desbloquear as coisas. Tudo bem. Pelo que vi, eu e muitos Portistas estamos confiantes. Vemos entrega e responsabilidade. Vemos que deixam tudo em campo. E é isso que lhes exigimos. Assim, teremos condições para ser Campeões.

PS: Anda por aí, por falar em narrativas, a coisa do "jogo treino". Vamos a factos? Contra 11, a Juve marcou zero golos. Antes da expulsão de Alex Telles, o ritmo da Juve não era de corre-corre, como também não foi o do Dortmund! A Juve ganhou com um golo de indiscutível penalti. Ponto. Tivemos duas ocasiões flagrantes de golo. Estes são os factos. O resto, é só mais um felácio, para os meninos não ficarem com medinho.

6 comentários:

  1. Escrevi a pouco, no post anterior, o seguinte comentário...mas como já saiu este post, se o sr.jorge não se importar vou colar aqui de novo:"
    Mais um mouro que perdeu a oportunidade de estar calado e esconder a sua ignorância...então uma equipa que quer ganhar a champ que tem ordenados altíssimos e não só o título quer tudo que é dinheiro, vai arriscar só marcar um em sua casa sujeito a sofrer um golo de contra ataque de um equipa com 10 jogadores...perder dinheiro, passar vergonha europeia etc? Mas achas que todos jogam como as equipas portuguesas ? Ahahahahahha jogar a ritmo de treino...estes últimos dias realmente só mesmo os benfiquistas para me fazerem rir com a sua ignorância e medo, após um dia de trabalho " e claro como diz o se Jorge feliz não estou...orgulhoso estou e muito mas feliz não porque nunca fico feliz com derrotas do Porto

    ResponderEliminar
  2. ...não, os meninos não fazem o felácio para não ficarem com medinho, eles fazem-no porque gostam, porque estão habituados ao falo na boca enquanto proferem barbaridades. Prevertidos.

    Agora a sério: não me sinto orgulhoso. Para tal era necessário um pouco mais, era preciso qualquer coisa heróico, transcendente e isso não aconteceu, foi "apenas" digno, honroso.

    Porém, o FC Porto demonstrou-me estar no trilho certo, transmitindo-me serenidade e confiança no futuro. Ora estas sensações para um cínico, como eu, que só acredita se vir, é muito importante.
    Agora tenho a percepção de, neste momento, sermos a melhor equipa em Portugal, de termos os melhores valores individuais, capazes de se imporem com autoridade e segurança em qualquer campo do País. Ainda nada ganhamos, podemos nada ganhar, no entanto é bom não esquecer o que éramos há 3/4 meses e este espetacular trabalho, sempre em progressão, tem responsáveis, NES mais os seus jogadores, claro que apoiados pela famosa e renovada estrutura.

    Por fim só relembrar Antonio Oliveira, quando treinava o FC Porto: para ganharmos na Europa temos de, primeiro, ganhar em Portugal.
    Pode ser este ano.

    ResponderEliminar
  3. Mais um espetacular Universo Porto da Bancada. Quem não viu que veja a gravação e divulgue. É assim mesmo toca a desmascarar o clube mais batoteiro e a sua CS rastejante que tudo lhes branqueia.

    ResponderEliminar
  4. boa tarde sr. jorge vassalo e universo portista! totalmente de acordo com o seu post sr. jorge vassalo! agora so um aparte o filho da puta do mostovoi de viatodos vai para paços ferreira para as papoilas ganharem e o vesgo do pizzi não levar amarelo! tá tudo controlado por esta cambada de filhos da puta! é tudo á vontade vontadinha dos corruptos encornados! e depois da reunião em cortejo carnavalesco veja os árbitros que os apitaram!! e preparemo nos que o boi corno do capela vai nos apitar no galinheiro! esteve lesionado atê esta semana já apitou agora um jogo para ser nomeado para o galinheiro! puta que pariu que nojo me metem esta corja encornada corrupta! abraço

    ResponderEliminar
  5. João Pinheiro no paços-benfica, do it...

    ResponderEliminar
  6. Contra campos viciados, esforço e trabalho!

    Abraços

    ResponderEliminar