quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Dragões De Ouro?


Em primeiro lugar, faço uma declaração de interesses: não sou nada fã de galas e de distinções arbitrárias baseadas em critérios de alta subjectividade. No caso da Dragões de Ouro, ainda pior. Não consigo entender a utilidade daquilo. Vejo, naturalmente que sim, mas desde a entrega "à pressão", sem direito a discursos de agradecimento, até a uma sensação de desconforto com a forma amadora com que se passa de um bloco a outro, tudo parece demasiado constrangedor.

Nada, para mim, aliás, é mais paradoxal nesta gala do que a figura do Sócio do Ano. Não conheço o Dr. Barroso, não faço a mais pequena ideia de quem seja. Decerto será uma excelente pessoa e um grande Portista. Mas o prémio de Sócio do Ano deveria ser entregue a alguém cujo exemplo de abnegação e de empenho em prol do FC Porto fosse absolutamente inegável. Conheço tantos exemplos - alguns deles felizmente pessoalmente - que vão a todos os jogos, estão em todos os jogos possíveis quando não for necessária a ubiquidade, alguns até privilegiam as modalidades sobre o futebol e perdem muito do seu tempo e dinheiro a apoiar o FC Porto em Portugal e no estrangeiro, especialmente quando o FC Porto mais precisa. Esses sim, deveriam ser Sócios do Ano. Esses são, para mim, os verdadeiros Dragões de Ouro.

Compreendo que todo e qualquer prémio possa ter uma componente de realpolitik subjacente, que haja um interesse de razões de política do Clube para destacar cada um dos nomeados nas respectivas categorias, mas porque não dar à categoria onde será distinguido - repito, certamente pelas melhores e mais justificadas razões - o Dr. Barroso, um outro nome como "Sócio de Honra", por exemplo? Não seria altamente motivador para um adepto que tanto faz pelo Clube ver a sua dedicação premiada? E não daria uma imagem de maior proximidade entre o Clube e os seus adeptos? 

A sensibilidade a este tipo de detalhes parece-me importante. Fica aqui a sugestão.

Notas: Parece que André Silva conseguiu  bater mais um recorde, foi capa  da bolha dois dias consecutivos nos jornais sulistas. Contudo, vamos com calma na alegria. Não aparece vestido de Azul e Branco. Aparece, isso sim, nas cores da selecção. Ou seja, de vermelho. Já o seu colega Gelson pode perfeitamente aparecer no seu verdinho. Não se pode querer tudo, verdade?

O MaisTabaco é divertidíssimo! Então o senhor Pedro Sousa acha que a comunicação na Dragões Diário tem o mesmo tom e cariz do paleio da segunda circular? Que lata! Se algum defeito o DD tem é o de pecar por defeito, não por excesso.

E já agora, ó Braz, não me devias ter levado tão a sério naquela coisa do São Bieirinha pá! Como assim, "epistemologia do discurso de Vieira"? Epá, oh meuje amigoje eje eje, num habia nexexidade... Comparar palavras divinas com a de um dirigente futebolista?! Pois, lá está, mete mais tabaco...

2 comentários:

  1. Caro Jorge,

    58M de prejuizos? Estamos bonitos, sim senhora...
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. custos com salarios e' surreal...temos milhares de emprestados que se fossem vendidos alem do lucro q dariam aliviariam a folha salarial
    e os proprios salarios principescos dos admin sao uma vergonha

    ResponderEliminar