segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Pré-Época: Vitória de Guimarães 0-2 FC Porto - Não Está Pronto, Mas Está Melhor

Há melhor sintoma de uma mudança grande no FC Porto do que um quase golo logo a começar o jogo? André André ia marcando numa bela jogada daquilo que se foi vendo um pouco por todo o jogo: trocas de posição constantes na procura de desequilíbrios e que trazem surpresa na finalização. 

Finalização essa que se traduziu no sorriso que nos deixou nos lábios quando Corona, depois de uma excelente entrada pela esquerda para servir André Silva que, na recarga - depois de mais uma excelente intervenção de Douglas que hoje salvou, seguramente, uns 3 ou 4 golos feitos - marca um belo golo. Estávamos nos oito minutos e o FC Porto impunha o seu jogo. Embora o Guimarães tenha reagido bem, muito por culpa de Tozé e de algumas faltas muito parvas em zonas proibidas, o FC Porto mostrou que a sua defesa melhorou imenso na qualidade com Danilo à frente - apesar de ainda não ter o ritmo necessário, naturalmente - e também, surpreendentemente, com Alex Telles muito criterioso e intenso na defesa, especialmente no jogo aéreo. Na frente, Otávio ia sendo o MC de desmarcações fantásticas de Corona e André Silva, e aos 32 minutos deu mesmo o golo que já haveria sido ameaçado. 


Na segunda parte, surgiram as alterações da praxe, mas permitam-me destacar a entrada ao intervalo de Adrián López. Depois de pouco mais de uma semana de treino, começou com uma grande arrancada que daria vermelho ou golo - já lá vamos - e fez dois excelentes remates de cabeça, juntamente com outro de Felipe. Douglas impediu dois golos de Adrián, que entrou com uma vontade e determinação que não haveria visto antes. Adrián demonstraria aos adeptos ser muito mais do que aparentou até aqui... não fosse ter espreitado nas redes sociais os mesmos insultos da praxe! Há filhos e enteados para os adeptos, e muito me entristece. Fosse Gonçalo Paciência, por exemplo, a fazer esta exibição, e seria louvadíssimo. De qualquer forma, parece-me lógico que um segundo avançado de raiz que foi fundamental no Atlético como apoio ao ponta de lança, não seja deitado para trás, ou viva de empréstimo em empréstimo. Se continuar motivado, quem sabe este patinho não se transforme num cisne?

Até ao fim, com as substituições e outras paragens, o ritmo de jogo quebrou-se. Mas pelos primeiros 60 minutos, o FC Porto foi um justíssimo vencedor, dando conta do bom caminho que se está a fazer a esta altura.


Notas finais: Indi, Brahimi e Aboubakar não estiveram sequer presentes no estádio. Isso parece-me uma clara indicação do que vem por aí. Esta semana deverá trazer novidades. Já a substituição de José Sá - muito bem entre os postes, seguríssimo nas saídas - a Casillas não o é - este pediu 3 dias para assistência à família.

A arbitragem foi horrível. Maicon Machado - em substituição de última hora a Manuel Mota -  teve um critério muito diferenciado, deixou passar um jogo demasiado rasgadinho sem amarelar os vimaranenses e perdoando um penálti sobre Maxi e um vermelho por falta sobre Adrián. Enfim, nada de novo ou surpreendente. Quem de direito tem de se mexer e apontar o necessário. 

Uma palavra final para Nuno Espírito Santo. Para lá da liderança forte no banco, a sua sabedoria simpática na resposta à imprensa é deliciosa. Só diz o que quer, mas simpaticamente. Bravo. Muito bem jogado.

21 comentários:

  1. Enquanto via Otavio a jogar so pensava: que pena que um dia ele vai ter de sair. Parece estranho um pensamento destes ainda antes de qualquer jogo oficial mas metam uma clausula de 300M no rapaz que um dia o Barcelona vem ca busca-lo para fazer passes açucarados à Iniesta!!!

    Muito bem Alex telles, Corona Andre silva, Felipe e Jose sa (sinto mais segurança com ele a jogar do que com Iker). Acho que ja temos algumas certezas de jogadores a fazer parte do onze inicial, e alex telles no meu ver é um deles por tudo o que da à defesa e que layun nao consegue dar.

    Uns posts atrás falamos aqui na posiçao 6 e o pessoal queria um seis futurista em que so importava a qualidade de passe. Pois, parece que afinal um 6 pode fazer de uma defesa a melhor da europa ou uma defesa que sofre golos em todos os jogos. Ainda assim o guimaraes conseguiu meter muitos cruzamentos na area e é no meu ver um sinal menos deste jogo.

    Por fim e nada relacionado com o jogo, em abril os adeptos desesperavam por o Porto ainda nao ter accionado a clausula de compra de layun e diziam que estava tudo a dormir, que eram incompetentes e que se nao comprassem layun devia de se fazer um 25 de abril (com cravos azuis). Hoje, layun está mais para ser suplente do que outra coisa, e se o Porto ja tivesse nos planos alex telles? Claro que o porto devia ter comprado layun e nao é isso que está em questao, mas da para pensar que numa altura que até a cor dos cordoes das chuteiras se critica, ninguem sabe o que vai dentro do convento!!! Nao sejam mais um a bater no nosso clube so porque sim, já ha palhaços na televisao que o fazem todos os dias. Nao somos ocos e sabemos apontar erros, mas tem de ser na altura certa se estes realmente existirem, nao vamos andar a tirar as rodas ao veiculo antes dele arrancar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Danilo está longe de estar em forma. Layún é importante pela polivalência, e viu-se bem na segunda parte. Para mim, está bem melhor à frente.Casillas é melhor entre postes, mas não estou inseguro de qualquer das maneiras. E quanto a Otávio... é a lei da vida. Se queremos um plantel estanque... sejamos sócios do Barça, do United ou de outro qualquer.

      Abraço

      Eliminar
  2. exato um dos grandes atributos de nes e a comunicaçao. A equipa com mais 2 jogadores bons mesmo fica pronta, gonçalo sera necessario, nao sei se adrian e bueno ao mesmo tempo ficarao, ambos sao garantia com este futebol de 15 golos epoca. Os ``cancros `` das ultimas epocas começam a ficar de fora falta so o herrera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Herrera é... pendular, mas está longe de ser um cancro. Digo eu. Vontade não lhe falta... mas acho que o seu desejo deve ser cumprido.

      Abraço

      Eliminar
    2. Ainda sou do tempo em que jogadores como o Herrera facilmente se tornavam referencias na equipa e no clube. Hoje é um cancro. Mas ainda há quem se queixe que perdemos identidade, atitude competitiva e aquele querer dentro do campo que deixava os adversarios KO. Esta mudanca de mentalidade por parte da massa adepta preocupa-me tanto como o rumo que o clube leva internamente.

      Eliminar
    3. Sobre Herrera (um "cancro"!?!), eu quando jogava queria sempre ter um "Herrera" na minha equipa. Principalmente depois da hora de jogo... A perspectiva de quem andou lá dentro é mesmo diferente, não é?

      Franco Baresi

      Eliminar
    4. Pois, Abrito e Baresi, a verdade é que Herrera será um daqueles que, quando estiver noutro sítio, será olhado com saudade... pena que a justiça só é feita à posteriori.

      Abraços

      Eliminar
    5. Para vidente anda um bocado cego...

      Eliminar
    6. Felisberto, como o conheço e sei que não quer insultar ninguém, passa... mas calma ok?

      Abraço

      Eliminar
    7. O problema do Herrera é não ter uma braçadeira à-la-Mariano para jogar melhor.
      De resto, com metade dos 20/25M que a SAD está a pedir por ele, podiamos contratar um jogador que fosse mais regular.
      De resto, Casillas a suplente? Ou sairá antes ou a meio do ano? É que 7M de ordenado no banco nem num Real Madrid.

      Eliminar
    8. O Vidente não gosta do Herrera internacional mexicano e campeão olimpico diante de Hulk, Neymar & Cª. Para ele o Porto deveria ser só de jogadores como o Barriga, Matias, Bobó e de mesma estirpe.
      Rui Moreira

      Eliminar
  3. Caro Jorge Vassalo,

    Ainda que sendo pre epoca e contra um Guimarães com ausencias, devo dizer que gostei. Apreciei a atitude competitiva, as compensações defensivas e a pressão sobre a bola. Parece que a equipa está a crescer. De tempos idos falta resolver Herrera (Por vezes lento e complicativo e muito Zen) e Marcano (de longe o mais fraco da defesa).

    Pena não ser para o campeonato. lol!

    Não sou de falar antes de se confirmar mas Boly???!!!

    RAOC

    ResponderEliminar
  4. Se realmente bas dost estiver disposto a vir para Portugal... Haveria possibilidade de fazer uma gracinha aos viscondes?? Esse nao engana... Delfim 66106

    ResponderEliminar
  5. Caro Jorge,

    Eu gostei do que vi ontem, mais da 1ª parte, embora na globalidade a(s) equipa(s) do FC Porto tenham dado boa resposta, num jogo bem rasgadinho a cheirar a campeonato. Quanto às necessidades da equipa, continuo a acreditar que os responsáveis do FC Porto estão atentos e agirão em conformidade em devido tempo.

    Jorge, deixei um comentário no seu Post de ontem a propósito da sua sugestão para visionar os jogos do FC Porto no computador, não sei se chegou a ler. Tenho planos para me deslocar ao Dragão aquando do FC Porto x Estoril e se tal acontecer, como espero, por certo que nos encontraremos e falamos melhor. De todo o modo, muito obrigado.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido amigo, as minhas desculpas. Quando vou a responder, algo se mete pelo meio...

      Claro que terei todo o prazer em revê-lo! Sabe que lá estarei!

      Abraço

      Eliminar
  6. E tanto fomos bombardeados até à nausea em Junho com o "Miúdo", o "Miúdo", o "Miúdo" que a nossa querida imprensa agora parece ter gasto a palavra e parece encarar este futuro goleador da seleção como algo banal e normal.
    Pois, o carinho não é nitidamente o mesmo.

    O nojo de sempre.

    Por falar em nojo, alguem viu as declarações do Pesetero Figo sobre o Ronaldo e o Eusébio? A dor de testa custa a passar, pelos vistos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, verdade.

      O difícil para o Figo é admitir que CR7 está acima dele também...

      Abraço

      Eliminar
  7. Na primeira parte do jogo de Guimarães, foi dado ver que Herrera é claramente um" peixe fora de água".
    Quando a bola o encontrava víamos e sentíamos o "terror" da época passada. Se este mexicano tem sido visto por gente do futebol, é certo e sabido que a Sad vai ter que levar com este Dragão de Ouro até ao fim da carreira. A Sad e eu. Não concordo com o Vicente Mor. O Herrera não é um "cancro" é sim um "CANCRO PENDULAR".

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Boas,

    Quanto ao árbitro, ouvi dizer que arbitra jogos da 1ª divisão distrital, a ser verdade, temos de entender que ele não esteja a altura, ainda assim, preferi que ele não expulsasse o jogador do Guimarães, precisamos de desafios difíceis para continuarmos a evoluir, ah e mais, assim já nos habituaremos às arbitragens verdadeiramente maliciosas que enfrentaremos e teremos de ganhar na mesma.

    Os 3 que referiste que nem jogaram, ou os negócios estão feitos, ou então estranho um pouco o que está a acontecer. Mas o futuro permitirá que percebamos o porquê. E nem sequer senti a falta deles, mas se o Abou não conta, temos de arranjar substituto rapidamente.

    O Adrian, se tivesse um pouco mais de fel.. ui.. Mas pronto, ele não era tão mau como o pintavam, nunca será genial, mas poderá ser uma adição interessante ao nosso plantel e muito útil, esteja ele de corpo e alma connosco e nós com ele.

    Um abraço

    ResponderEliminar