sábado, 8 de agosto de 2015

Seriedade e Concentração


Após leitura atenta da entrevista de Lopetegui, dá a ideia de que vamos ter um FC Porto mais sério e concentrado. Esta entrevista não trouxe novidades. O discurso foi cauteloso, mas sem se desculpar. Há a clara consciência em Lopetegui da dificuldade que encontra, há um assumir indirecto da sua impreparação no ano passado no que concerne à sua exposição mediática e ao lidar com uns media agressivos, dando claramente a entender - e quanto a mim muito bem - que este ano vai-se concentrar mais em fazer o seu trabalho e deixar que o Clube se defenda, sem deixar de assumir que o Presidente tinha razão no que toca a ter dado demasiado troco a quem não merece.

Interessante, no meu entender, foi também o ênfase dado a Aboubakar, que demonstra, e ainda bem, que pelo menos para já, este é a nossa principal referência atacante, dando ainda um aviso indirecto a Osvaldo para crescer. Gostei muito da forma como falou de Rúben Neves e a forma como deixou a porta entre-aberta em relação a Óliver. Sim, eu sei que Simeone disse que Óliver tem lugar no plantel, mas o FC Porto oferece-lhe um lugar no onze. E isso é completamente diferente. 

O discurso de Lopetegui demonstrou que a questão Quaresma existiu, deixando a enigmática frase "cada um sabe como gere a carreira". No meu entender, creio que estava a referir-se à entrevista do Expresso. Sim, era editada, mas a que surgiu no papel foi editada da forma que foi, e a verdade é que alguma coisa terá caído mal no balneário e, mesmo que demonstrado não ter sido exactamente o que ele queria dizer, pôs-se a jeito da edição que levou.

As questões sobre arbitragem, sobre mercado e lugares comuns quejandos, foram lidados com educação mas com alguma distância. Temos então um Lopetegui mais fechado e consciente do que tem na frente. Mesmo que seja O Jogo. Acho saudável e muito bem. Cada macaco no seu galho.

Não gostei de ler, já fora da entrevista, uma notícia d'O Jogo cujo título "Lucas Lima a fazer-se difícil". Digo e insisto, esta "novela" já cheira mal. Por mim já teria desistido. Frases como "com a expectativa que temos, porque não esperar pelo momento de fazer uma transferência directa para um clube de ponta da Europa" não são elegantes e a insistência neste jogador só deixa o FC Porto ficar mal, numa imagem de inferioridade que não se percebe. Entendo que há aqui qualquer questão com a Doyen, mas esta também tem de saber que estas frases são indignas. Acha-se Lucas Lima demais para o FC Porto? Ok, vamos ver se ele chega directamente ao Barcelona ou ao Bayern de Munique. Sim, porque este último foi o único que ganhou ao FC Porto - uma vez! - e o primeiro é o Campeão Europeu. 

Caro amigo, se este Clube chega para Iker Casillas, chega de certeza para um qualquer Lucas Lima desta vida. Tu é que podes não chegar.


Lá estarei. As minhas impressões amanhã. Espero ver-vos por lá. Viva o FC Porto!

2 comentários:

  1. Jorge Vassalo,

    Começo pelo fim. Espero que corra tudo bem na apresentação logo mais a noite. Infelizmente não poderei estar presente. Façam bom proveito.

    Quanto a Lucas Lima, estou consigo. Por mim já não vinha e eu até o preferia em relação ao Oliver. Tenho pena destes jogadores que têm tanto de gênios com os pés como de limitados na cabeça e no discurso.

    No que toca a entrevista de Lopetegui, sinceramente gostei, pareceu-me muito sóbria e acima de tudo revela, pelo menos no discurso, que vai corrigir algumas situações, sinal que aprendeu. Pelo menos teoricamente. Na prática logo se verá. Gostei da expressão "quem muito fala pouco acerta". Gostei das referências ao Aboubakar e ao miúdo. Fica confirmado que Osvalvo veio com o seu aval o que sinceramente me parece um erro de gestão do plantel. Não tem haver com a qualidade do jogador, antes com o seu cadastro disciplinar. Fica confirmado o desastre do ano passado no Nacional e em Belém. Só não concordo com a abordagem ao jogo da Luz. Quem tem tanta posse tem de rematar mais vezes e criar mais perigo e acima de tudo não acabar um jogo decisivo a trocar a bola entre os centrais.

    Desejo que o Mister tenha de facto apreendido e ponha em prática o que teoricamente já assimilou.

    Raoc

    ResponderEliminar
  2. Vi agora um bocado do programa MaisTransferencias porque não há o levanta te e ri agora. Não é que na análise à possível contratação de Raul Jimenez por parte do Benfica, a ser concretizada será a segunda contratação que à bem pouco tempo foi desmentido o interesse, Vieira é um Midas de rir mesmo.
    Mas indo às piadas de hoje, fala-se em 9M€ por 50% do passe, mas aqui já dizem que deve ser bem menos que isso, e que se calhar neste número já se incluem comissões e tudo o mais. O engraçado é que com Imbula eram 20M€, e mais de comissões e o ordenado seria mais um problema e tudo mais. Do que ouvi nestes programas parece que este ano só o Porto paga ordenados, na 2ª circular trabalham todos por uma refeição na cantina do Seixal. Estes gajos este ano são de rir, até quero ver amanhã o grande jogo.

    Hoje já se matou saudades do Dragão, e ver Imbula e Danilo, mais André André. Que garra deste último. Quem quiser jogar naquele lugar em vez dele vai ter que correr muito.
    Já agora não vi nem Danilo nem Imbula perder uma bola que fosse, e o francês chegou a ter 3 jogadores em cima dele.

    ResponderEliminar